5 de out. de 2010

Vôo Livre XV - Baleia


FICHA TÉCNICA -     OLIVAR CUNHA  -   pintura    
Título da obra: Vôo Livre XV – Baleia.
Nº.   15 da série.                                                     
 Local da conclusão da obra: Vitória - ES.
Ano: 1993.
Período: junho e julho de 1993.
Origem: Sudeste.
Material: Madeira / lona / tinta acrílica / verniz acrílico.
Técnica: Tinta acrílica sobre tela – Uso de espátula e pincel.
Autor da obra: Olivar Cunha.
Dimensões: Altura 120 cm  Largura 160 cm  Espessura 3 cm .
Estado material: Normal.

COMENTÁRIO:
Fase “Habitat Transform”, desenvolvida no Rio de Janeiro e Vitória – ES. Pesquisa sobre animais em extinção e devastação da fauna e flora.

OBSERVAÇÃO:

A captura indiscriminada de baleias com fins comerciais teve início no século XII, na área do Golfo de Biscaia, no Atlântico Norte, próximo às costa espanhola e francesa. Nos fins do século XIX, ainda com a utilização de arpões de mão, frotas comerciais de nações do hemisfério norte, como os Estados Unidos, Japão, Noruega, Inglaterra, Rússia, entre outras, já devastavam as populações de baleias que viviam nos oceanos do hemisfério sul.
A exploração irracional se agravou ainda mais a partir de 1920, quando a atividade baleeira adquiriu características industriais inventou-se um arpão com granada explosiva na extremidade que, ao ser lançado de um canhão, permitia atingir e matar com precisão uma baleia, qualquer que fosse seu tamanho.
Ao mesmo tempo, a caça passou a contar com o navio-fábrica, gigantesca embarcação a bordo da qual uma baleia inteira era convertida em barris de óleo, toneladas de carne e outros produtos, em menos de duas horas.
Em 1931, somente na estação de caça, 30.000 baleias-azuis foram mortas. Espécies, como a baleia-franca-do-norte, quase foram extintas devido à rapidez com que estavam sendo mortas.
As baleias eram, então, caçadas em todos os oceanos do planeta, até mesmo na bela costa brasileira. Nossas águas foram palco dessa atividade devastadora desde o século XVII. A caça artesanal estendeu-se do litoral sul da Bahia até a Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário