FICHA TÉCNICA - OLIVAR CUNHA - pintura
Título da obra: Vôo Livre XII – Onça Esfolada II.
Nº. 12 da série.
Local da conclusão da obra: Vitória - ES.
Ano: 1992.
Período: Setembro, outubro e novembro de 1992.
Origem: Amazônia.
Material: Madeira / lona / tinta acrílica / verniz acrílico.
Técnica: Tinta acrílica sobre tela – Uso de espátula e pincel.
Autor da obra: Olivar Cunha.
Dimensões: Altura 120 cm Largura 240 cm Espessura 3 cm .
Estado material: Normal.
COMENTÁRIO:
Fase “Habitat Transform”, desenvolvida no Rio de Janeiro e Vitória – ES. Pesquisa realizada na Amazônia (Pará e Amapá), sobre animais em extinção e devastação da fauna e flora.
OBSERVAÇÃO:
A onça pintada é o maior felino do continente americano. No Brasil, habita principalmente a região da Bacia Amazônica e do Pantanal. Ela se parece muito com o leopardo, a onça pintada distinguiu-se deste por possuir um corpo mais forte e robusto, além de uma cauda menor. Pode atingir 3 metros de comprimento, incluindo a calda, e pesa 150 quilos com 80 centímetros de altura. É um animal solitário, caçando a maior parte de sua vida sem o auxílio de outros da sua espécie. É um animal ágil e silencioso, caracterizando-se por surpreender a presa no momento da caçada. Geralmente, aproxima-se silenciosamente da presa escolhida, quase sempre um animal mais velho ou machucado, e num salto certeiro, captura a sua presa.
A onça tem sido muito caçada por causa da sua bela pele e justamente por isso esta espécie está ameaçada, uma vez que a sua reprodução é lenta.
O acasalamento dá-se em qualquer época. Ao nascer o filhote pesa quase 1 kg e com seis semanas já está caçando.Este mesmo filhote permanece com a mãe de 1 à 2 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário