FICHA TÉCNICA - OLIVAR CUNHA - pintura
Título da obra: Invisíveis Quintais XLI - Igreja.
N.º: 41 da série.
Local da conclusão da obra: Vitória – ES.
Ano: 2005.
Período: Setembro/outubro/novembro de 2005.
Origem: Amazônica.
Material: Madeira / lona / tinta acrílica / verniz acrílico.
Técnica: Tinta acrílica sobre tela – Uso de espátula.
Autor da obra: Olivar Cunha.
Dimensões: Altura 100 cm Largura 120 cm Espessura 3 cm .
Estado material: Normal.
COMENTÁRIO:
Igreja de São José de Macapá-AP: Pintura baseada em foto de 1969 (acervo do autor).
A inauguração da igreja foi em 06 de março de 1761 e sua construção é um exemplo do estilo de arquitetura que os jesuítas trouxeram da Europa, ainda no século XVI.
Está localizada onde os antigos moradores chamam de “Beco do Formigueiro”, na época em que Macapá era apenas um povoado, nesse local existia um imenso formigueiro. Hoje o local, chama-se passagem Barão do Rio Branco.
Desenho indígena: Resgate da cultura material e iconográfica amazônica.
OBSERVAÇÃO:
“Invisíveis Quintais” é uma pesquisa sobre o Estado do Amapá; Preservação, costumes, nações indígenas, folclore. A fase desenvolvida em Macapá e Espírito Santo transcendem a realidade. Existe aquém dos óculos. É a construção dos artefatos humanos revista em um passeio nos quadrantes do terreiro amazônico.
Se o estado do Amapá tem um gênio entre seus filhos, ele se chama Olivar Cunha.
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