27 de nov. de 2010

Egito









Detalhes:



 FICHA TÉCNICA - OLIVAR CUNHA - pintura
Título: Egito.
Nº: 01
Local da conclusão: Vitória – ES.
Origem: Antigo Egito
Ano: 2008.
Período: Janeiro a outubro de 2008.
Material: Tinta acrílica/ lona/ madeira/ verniz acrílico.
Técnica: Tinta acrílica sobre tela (relevo) – uso de espátula e pincel.
Dimensões: Altura: 100 cm – Largura: 120 cm – Espessura: 3 cm.
Estado material:  Normal.

Comentário:
Osíris, uma das mais importantes divindades do panteão egípcio, filho de Geb, a Luz, e de Nut, a Noite, nasceu em Tebas, no Alto Egipto. Originalmente deus local de Abido e Busíris, Osíris, que representava a força masculina produtora na natureza, passou a ser identificado com o sol poente. Enquanto senhor do mundo infernal e juiz dos mortos, o seu reino localizava-se na misteriosa região abaixo do horizonte oeste. Osíris era irmão e marido de Ísis, deusa da terra e da lua, que representava a força feminina produtora na natureza. O deus dos mortos e da eternidade surge, geralmente, representado sob a forma humana mumiforme, com as mãos e a cabeça visíveis, emergindo do envoltório fúnebre. Exibe nas mãos os ceptros da realeza e, na cabeça, a coroa branca ladeada por duas penas e ornamentada com cornos de carneiro. De acordo com a lenda, Osíris, enquanto rei do Egipto encontrou o seu povo mergulhado na barbárie e ensinou-lhes as leis, a agricultura, a religião e outras bênçãos da civilização.

Observação:
Pesquisa sobre a civilização Egípcia.

2 comentários:

  1. Olivar recebi esse e-mail estou repassando sou Shyley esposa do Joel Elias!

    Bom dia

    Talvez fique um pouco surpreso por receber este email…mas o mundo é redondo e as novas tecnologias permitem isto mesmo. Permita-me a ousadia e o pedido que lhe farei.
    Sou um português que já visitou Macapá duas vezes (em 85 e 86) e quero voltar brevemente….ainda sinto o calor, o cheiro da terra, o balançar das árvores.
    Por essas e por outras conheci o Olivar Cunha (por sinal no Rio de Janeiro onde estudei no Mestrado com outro natural de Macapá…O Leonardo).
    De imediato gostei da obra artística do Olivar. Tenho 5 quadros dele. Que adoro, especialmente um Cristo fabuloso.
    Gostava de ter o email do Olivar? Pode fornecer-me? Ou, então, fazer o favor de informar o Olivar do meu contacto? Gostaria imenso de o contactar.
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. Grande inspiração nessa obra ! merece grande destaque ! Parabéns !

    ResponderExcluir